Resumo

ifoam casaCaracteristicas ifoamifoam espessuras ref

Pavimentos

PAVIMENTOS RESIDENCIAIS

Nas lajes de pavimento da envolvente dos edifícios, tanto em pavimentos térreas como aéreas (sobre zonas exteriores ou zonas interiores não climatizadas), verificam-se perdas térmicas consideráveis que tornam fortemente necessária a aplicação de isolamento térmico nestas zonas.

As placas de poliestireno extrudido ifoam ® pavimentos oferecem uma elevada resistência à compressão, adequada para resistir às solicitações de carga sobre os pavimentos, o que aliado à sua capilaridade nula e total imputrescibilidade fazem deste material a solução ideal para o isolamento térmico em contacto com o terreno.

A elevada resistência à fadiga sobre cargas constantes e a resistência a temperaturas de trabalho permanentes até 65ºC fazem das placas de espuma rígida de poliestireno extrudido ifoam ® pavimentos o isolamento térmico adequado para aplicação em pavimentos aquecidos, seja por sistemas elétricos ou hidráulicos.

PAVIMENTOS SUJEITOS A CARGAS ELEVADAS

Quando um pavimento necessita estar isolado termicamente e sobre ele vão existir cargas elevadas, as placas de poliestireno extrudido ifoam ® parking, com uma extraordinária resistência à compressão de 500 kPa somada às restantes características dos demais produtos do Plano ifoam ®, constituem a solução ideal para o isolamento térmico em pavimentos industriais, pavimentos de câmaras frigoríficas e parques de estacionamento.

O excelente comportamento frente à água e humidades, conferindo idoneidade às placas de ifoam ® parking para aplicação sobre a impermeabilização, mesmo quando esse corresponde ao lado húmido dos sistemas, permite uma proteção mecânica adicional às membranas de impermeabilização, quer durante os trabalhos em obra quer aos esforços dinâmicos provocados por tráfego rodado durante a vida do pavimento, promovendo a maior eficiência e longevidade do sistema.

Imagem Tec PavimentosImagem obra pavimentos

Paredes

 

 

FACHADAS VENTILADAS E PAREDES DUPLAS

Na essência do funcionamento de uma parede dupla está o contributo da caixa-de-ar para a evaporação e drenagem de humidades vindas do exterior por infiltração ou capilaridade, ou ainda por condensação do vapor em trânsito do interior para o exterior.ficheiro6096_eemeatypqiz[1]

A frequente presença de humidade na caixa-de-ar é por conseguinte um aspeto fundamental a ter em conta na escolha do isolamento térmico para esta aplicação.

A insensibilidade à água, a capilaridade nula e a elevada resistência à passagem do vapor, permitem às placas de espuma rígida de poliestireno extrudido ifoam ® paredes, manter as suas características de isolamento térmico ao longo de toda a vida do edifício, independentemente da humidade eventual na caixa-de-ar e ainda diminuir a possibilidade de ocorrência de condensações sem necessidade de colocação de barreiras para vapor adicionais.

As placas de isolamento térmico ifoam ® paredes foram desenhadas para facilitar enormemente a sua aplicação. Enquanto o seu comprimento de 2,6m permite perfazer facilmente a altura da caixa-de-ar com uma só placa ao alto, o encaixe macho-fêmea permite o travamento entre as placas e uma atuação autoportante do pano de isolamento térmico.

Para além de constituírem a solução de isolamento térmico ideal para paredes duplas, as placas de ifoam ® paredes oferecem também uma solução fácil, autoportante e durável para isolamento de fachadas ventiladas ou ainda para a reabilitação térmica de coberturas inclinadas de estrutura descontínua

TRATAMENTO DE PONTES TÉRMICAS

A existência de pontes térmicas na envolvente do edifício tem não só o inconveniente das perdas térmicas adicionais nessas áreas, mas também e principalmente o efeito de deterioração dos elementos de construção nessas zonas, por via do aparecimento de humidades superficiais e intersticiais originadas por condensações.paredes (4)

São exemplos mais significativos de zonas de ponte térmica, as frentes de laje, vigas e pilares em edifícios com parede dupla, que vêm o isolamento térmico da caixa-de-ar interrompido nesses elementos de betão.

As placas de ifoam ® eco apresentam ambas as faces com rugosidade desenvolvida para permitir uma boa aderência de argamassas, cimentos cola e outras massas cimentícias. Aliado à insensibilidade à água, à elevada resistência mecânica e à facilidade de corte, fazem de ifoam ® eco uma solução de correção térmica eficiente, seja aplicada pela face interior ou pela face exterior dos elementos de betão das fachadas, permitindo depois a aplicação de estuque, reboco ou outro revestimento final.

FACHADAS COM ISOLAMENTO PELO EXTERIOR SISTEMAS ETICS

Quer em construção nova quer em reabilitação de edifícios, a colocação de isolamento térmico de forma contínua na face exterior da fachada permite uma considerável redução das pontes térmicas, o que tem contribuído para o aumento de popularparedes (3)idade destes sistemas, sejam do tipo fachada cortina ou ventilada, seja na forma de sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite Systems).

A superfície rugosa nas duas faces, assim com a elevada resistência mecânica, permitindo perfeita aderência de argamassas e cimentos cola, somada à total insensibilidade à água e capilaridade nula fazem das placas de poliestireno extrudido ifoam ® eco uma solução particularmente adequada para sistemas ETICS.

Pelas mesmas razões, ifoam ® eco constitui a solução mais adequada para o isolamento térmico de paredes e tetos pelo interior, permitindo a aplicação direta de estuques ou rebocos.

Imagem Tec Parede DuplaImagem obra parede duplaImagem Tec Parede Simplesimagem obra parede simples

Coberturas

COBERTURAS PLANAS

Nas coberturas planas tradicionais, os sistemas de impermeabilização aplcoberturas (3)icados sobre os isolamentos térmicos, protegendo-os, ficam por sua vez sujeitos a maior desgaste e menor durabilidade.

A grande resistência à compressão de 300kPa e a total insensibilidade à água das placas de poliestireno extrudido ifoam ® coberturas, permitem a sua aplicação em coberturas planas sobre a impermeabilização, em sistema designado de cobertura invertida.

Esta inversão de posições permite proteger a impermeabilização quer de eventuais agressões mecânicas, quer da degradação acelerada por ação das constantes variações térmicas exteriores ou da radiação ultravioleta, aumentando a eficiência e longevidade do sistema.coberturas

A rapidez de aplicação e facilidade de corte que permite a adaptação do isolamento a pontos singulares da cobertura, o encaixe a meia madeira que diminui pontes térmicas entre placas, a imputrescibilidade e possibilidade de aplicação sob quaisquer condições metereológicas, fazem de ifoam ® coberturas a melhor solução de isolamento térmico para os mais variados tipos de coberturas planas, desde coberturas técnicas e não acessíveis, a coberturas transitáveis e coberturas ajardinadas.

Imagem Tec Cob Plana
Imagem obra cob plana

 

COBERTURAS INCLINADAS

A aplicação de isolamento térmico nas vertentes de uma cobertura inclinada permite o total aproveitamento da zona de desvão como zona útil e climatizada do edifício. A possibilidade de colocação do isolamento térmico de forma contínua e pelo lado exterior da laje inclinada da cobertura, garante a ausência de pontes térmicas ao mesmo tempo que aproveita a inércia térmica da laje como benefício para o conforto interior.

As placas de espuma rígida de Poliestireno Extrudido ifoam ® ranhurado, coberturas (4)com uma resistência à compressão de 300kPa e total insensibilidade à água, estão extraordinariamente adequadas para resistir as cargas resultantes do peso das telhas e demais sobrecargas permanentes ou eventuais, assim como ao ambiente húmido que frequentemente ocorre na face inferior das telhas.

Adicionalmente, o desenho ranhurado na face superior destas placas do Plano ifoam ®, foi especialmente desenvolvido para conferir melhor aderência e travamento a pontos ou ripados de argamassa, ou a outros meios aderentes, permitindo a fácil e estável aplicação das telhas sobre o isolamento térmico.

Em coberturas com ripados fixos mecanicamente à laje ou outro suporte resistente contínuo, a colocação das placas de isolamento térmico com o ranhurado na direção da pendente, permite não só um correto apoio do ripado como o aumento da ventilação sob o ripado, diminuindo a sua degradação por presença de humidade mesmo sem a aplicação de contra-ripados.

Todas estas características fazem de ifoam ® ranhurado o isolamento térmico mais adequado e mais duradouro para aplicação em coberturas inclinadas sobre suporte contínuo, tanto em obra nova como em trabalhos de renovação ou reabilitação.

Imagem Tec Cob Inclinada
Imagem obra cob inclinada

Introdução

SOLUÇÕES DE ISOLAMENTO TÉRMICO ifoam ®

introdução_0

A Imperalum é há muito uma referência em Portugal, quer na produção de sistemas de impermeabilização, quer no fornecimento de soluções de isolamento térmico, nomeadamente de poliestireno extrudido (XPS), para aplicação na construção. É fruto dessa experiência que surge o Plano ifoam ®.

As placas rígidas de poliestireno extrudido ifoam ®, da Imperalum, correspondem ao isolamento térmico tecnologicamente mais evoluído, com a melhor combinação entre elevadas prestações, durabilidade e proteção ambiental, único na abrangência de benefícios como:

  • Excelente conforto térmico – extraordinária resistência térmicaintrodução_2
  • Aplicável em ambientes húmidos – capilaridade nula e insensibilidade à água
  • Grande resistência à difusão de vapor de água – mais fácil evitar condensações
  • Excelente resistência biológica – imputrescível
  • Aplicação sob grandes cargas – elevada resistência à compressão
  • Facilidade de manuseamento e instalação – leve, autoportante e fácil de cortar
  • Pouco desperdício de material em obra – resistente ao manuseamento
  • Baixo risco de propagação de incêndio – reação ao fogo, Euroclasse E
  • Proteção do meio ambiente – permite poupar mais de 7 vezes a energia gasta no seu fabrico
  • Elevada rentabilidade económica – poupança de energia paga o investimento em 4 anos

Para maior facilidade de instalação e eficiência dos sistemas de isolamento térmico tanto em obra nova como em obra de reabilitação, o Plano ifoam ® apresenta um conjunto de produtos desenvolvidos especificamente para satisfazer os requisitos das diversas aplicações de isolamento térmico em edifícios.ifoam casa

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar o funcionamento deste website e para analisar estatisticamente o uso que faz desta página web, com o objetivo de melhorarmos os nossos serviços e a sua experiência como utilizador. Pode obter mais informações ou saber como desativar ou alterar a configuração de Cookies em POLÍTICA DE COOKIES

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close