Os sistemas ressonantes permitem, por absorção mecânica, dissipar a energia sonora em recintos fechados e, assim, modificar o tempo de reverberação dos recintos. Estes sistemas podem subdividir-se em dois tipos os painéis ressonantes e os ressoadores de Helmholtz.

Os painéis ressonantes (figura seguinte) são extremamente eficazes, e aconselháveis, para a correcção de espaços nas bandas de baixas frequências, quando a distância do elemento rígido (parede), a que deveriam ser colocados os sistemas porosos, começa a ser demasiado elevada.

Sistemas Ressonantes_1A expressão que permite determinar a frequência de ressonância fr de painéis deste tipo, com massa superficial m (expressa em kg/m2 ) e afastados do elemento rígido pela distância d (em cm), é a seguinte:

Sistemas Ressonantes_2

Os painéis ressonantes são eficientes nas baixas frequências do espectro, mas enfermam do facto de serem muito selectivos – dado serem dimensionados para uma frequência de ressonância específica. Para reduzir a selectividade em causa e possibilitar que o painel possa absorver energia sonora numa gama de frequências mais extensa pode ser colocado um material poroso no seu tardoz, obtendo-se assim um comportamento mais extenso em frequências.

Sistemas Ressonantes_3O ressoador de Helmholtz é definido por uma cavidade acústica (p. ex. uma garrafa sem rolha), ou um sistema análogo.

Sistemas Ressonantes_4

A incidência das ondas sonoras na superfície transversal de entrada do gargalo imprime deslocamentos alternados à massa de ar aí contida, acompanhadas de dissipação de energia devido ao atrito do ar contra as paredes do gargalo. Um ressoador é reologicamente modelado por um sistema massa-mola, com amortecimento, em que o ar no gargalo corresponde ao elemento massa, o ar contido no corpo do ressoador ao elemento mola e os mecanismos de dissipação de energia por atrito ao amortecimento respectivo. Do mesmo modo, é também possível definir uma frequência de ressonância para este tipo de sistemas, com volume V, área da secção recta do”gargalo” S e comprimento do “gargalo” I:

Sistemas Ressonantes_5

Este sistema é também selectivo no domínio da frequência. Todavia, esta selectividade pode ser reduzida com a introdução no corpo do ressoador de material absorvente sonoro.