- Opção técnica dos materiais e suas vantagens
Dentro dos materiais utilizados neste tipo de trabalhos hidráulicos, no que respeita à reabilitação e protecção de canais de rega, as membranas com betume modificado apresentam vantagens para este tipo de utilização.
O composto de betume modificado com APP (polipropileno atático) garante uma melhor impermeabilização e uma duração mais longa quando comparada com outros materiais.
Além disso o facto de a membrana ser armada com uma armadura de polyester de 180g/m2 confere a este tipo de materiais uma excelente resistência mecânica.
A introdução no processo de fabrico de um aditivo anti-raízes vai permitir que em serviço, as raízes sejam pura e simplesmente repelidas evitando assim a degradação da membrana, do suporte de betão e respectivas juntas, assim como a deposição de plantas na superfície de escoamento do canal. O aditivo em questão, introduzido em fabrico na massa betuminosa, é perfeitamente inerte e inócuo em termos de toxicidade.
Esta membrana têm uma massa de 5Kg/m2, é disponibilizada em rolos de 1x8m e o seu nome comercial é POLYSTER R50T Garden.
Enunciaremos de seguida as principais vantagens destes materiais
– Resistência ao efeito das raízes e demais vegetação.
– Ausência de degradação física e mecânica devida a agentes atmosféricos
– Resistência às variações de temperatura e aos raios ultravioletas.
– A massa de 5Kg/m2 permite a aplicação em suportes irregulares apresentando boa resistência mecânica às solicitações/esforços a que estará sujeita.
– Fácil reparação de qualquer dano bastando para tanto por aplicação da chama de maçarico aplicar uma peça do mesmo material no local a reparar.
– Fácil aplicação uma vez que a membrana é aplicada directamente sobre a espalda e fundo existentes.

rega_materiais_2rega_materiais_1rega_materiais_3