Os valores das grandezas no domínio da acústica, nomeadamente a pressão e a potência sonoras, são expressos em termos dos seus níveis, considerados relativamente a valores de referência. O nível de pressão sonora, expresso em decibéis, é dado pela seguinte expressão:

niveis pressao_1

Nesta equação, o quadrado do valor eficaz da pressão sonora, para um determinado intervalo de tempo t, definido por (t 2 – t 1 ), é dado por:

niveis pressao_2

O nível de pressão sonora é normalmente determinado e apresentado por bandas de frequências com a largura de uma oitava ou de um terço de oitava, identificadas respetivamente pela sua frequência central nominal. No que respeita ao nível de potência sonora de uma determinada fonte ou equipamento, este é expresso em dB(A) e é dado pela seguinte expressão:

niveis pressao_3

Onde W representa o valor da potência sonora da fonte ou equipamento.   Os valores de referência integrantes das expressões anteriores são, respetivamente: para a pressão sonora – P ref. = 2 x 10 -5 pascais; e para a potência sonora – W ref. = 10-12  watts.