Dentro dos materiais utilizados na impermeabilização deste tipo de trabalhos hidráulicos – Lagoas , as membranas com betume modificado apresentam vantagens para este tipo de utilização.
O composto de betume modificado com APP (polipropileno atático) garante uma melhor impermeabilização e uma duração mais longa quando comparada com outros materiais.
Além disso o facto de a membrana ser armada com armadura de poliester de 150 gm2 confere a este tipo de materiais uma excelente resistência mecânica.
Esta membrana tem uma massa de 4 kgm2 , revestimento superior e inferior em polietileno , é disponibilizada em rolos de 1×10 m e o seu nome comercial é POLYSTER 40 .
Apresenta-se a possibilidade de introduzir no processo de fabrico um aditivo anti-raízes permitindo que as raízes sejam simplesmente repelidas evitando assim a penetração das mesmas na membrana e a sua consequente degradação – POLYSTER 40 ( Garden ).
Neste tipo de trabalhos hidráulicos poderá também ser considerada a aplicação de uma membrana betuminosa de características idênticas á anterior, mas com um acabamento na superfície superior a grão mineral.
O uso desta membrana mineralizada aumenta a capacidade de resistência mecânica da mesma á acção de elementos punçoantes que possam vir a existir sobre a membrana (p.ex. pedras para embelezamento).
Esta membrana tem uma massa de 5,0 kgm2 , revestimento superior em grão mineral (grão de ardósia) e revestimento inferior em polietileno , é disponibilizada em rolos de 1x8m e o seu nome comercial é POLYXIS R 50 (Garden).
Estamos em presença de materiais ensaiados pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil – para os quais este organismo emitiu documento de homologação.

Enunciaremos em seguida as principais vantagens destes materiais

– Resistência ao efeito das raízes e demais vegetação.
– Ausência de degradação física e mecânica devida a agentes atmosféricos
– Resistência ás variações de temperatura e aos raios ultravioleta.
– A massa no mínimo de 4,0 kgm2 permite a aplicação sobre o solo apresentando boa resistência mecânica ás solicitações esforços a que estará sujeita.
– Fácil reparação de qualquer dano bastando para tanto por aplicação da chama de maçarico aplicar uma peça do mesmo material no local a reparar.
– Possibilidade de colocação deste tipo de materiais directamente sobre o solo não havendo por isso necessidade de executar estruturas de betão.