Publicado em 19 de Fevereiro de 2016

 

Imagem3

Imagem4

A Normalização desempenha um papel importante no âmbito da prestação de serviços e da abertura de mercados e na manutenção do mercado único Europeu. Para além disso, as normas acrescentam valor aos negócios, à economia e à sociedade em geral assegurando a diferenciação dos produtos e serviços no mercado.

Compete ao IPQ enquanto Organismo Nacional de Normalização, em conjunto com outras entidades nacionais, promover o desenvolvimento do sistema de normalização e incentivar e facilitar o acesso das Empresas às Normas e aos seus processos de elaboração.

O sector dos revestimentos betuminosos de impermeabilização é sem dúvida essencial para a garantia da qualidade na construção, tendo o Organismo de Normalização Setorial ONS/IMPERALUM sido constituído no inicio da década de 90 para acompanhar a atividade normativa europeia no setor das impermeabilizações, assumindo desde logo a coordenação da CT 96 a qual, integrando as entidades representativas deste setor, zelou pela divulgação nacional do trabalho normativo e da sua aplicação prática, nomeadamente no que se refere à marcação CE dos produtos da construção, através de eventos direcionados para esta temática.

Passados  25 anos sobre o início dos trabalhos normativos europeus, novos desafios se abrem a este setor das impermeabilizações, nomeadamente no que respeita ao enriquecimento normativo nacional através da abordagem à construção de códigos de boas práticas de projeto e de aplicação de sistema de impermeabilização betuminosos, alargando esta discussão a todos os intervenientes interessados.

Nesse sentido ir-se-á realizar nas instalações do IPQ no Monte de Caparica no próximo dia 3 de Março, uma primeira reunião, cuja ordem de trabalhos anexamos.

Daremos conta brevemente e neste espaço, das conclusões da mesma.

Ofício – CT 96