AMPLIAÇÃO DA SEDE DO SANTANDER TOTTA

Publicado em 01 de Fevereiro de 2017

 

Imagem1

A ampliação da sede do Santander Totta, cujo projeto é da autoria do Arquiteto Frederico Valsassina, é constituído por 3 corpos semi enterrados, em redor do edifício existente, enquadrando-se assim na paisagem envolvente.
Das características técnicas inovadoras, destacam-se a iluminação, climatização, arrefecimento das áreas técnicas, elevadores, o aproveitamento da água das chuvas e sobretudo as coberturas ajardinadas que contribuem para a integração das mesmas no corredor verde de Monsanto.
Os sistemas da IMPERALUM foram os selecionados pelo projetista para integrarem as coberturas ajardinadas deste edifício, tendo a aplicação estado a cargo da empresa de instalação PDFI.

 

POLYXIS R50 – A solução de reabilitação em coberturas comerciais e industriais

Publicado em 10 de Novembro de 2016

 
Polyxis R50

A Imperalum, fruto do seu trabalho de desenvolvimento tecnológico, disponibiliza ao mercado uma solução de reabilitação de sistemas de impermeabilização em final de vida, em coberturas comerciais e industriais.

A membrana Polyxis R50 é constituída por uma mistura de betume modicado APP Avance e tem incorporada uma armadura de poliéster reforçada e estabilizada, garantindo assim a elevada resistência a altas temperaturas e aos raios ultra violetas, características determinantes na longevidade da impermeabilização.

A membrana Polyxis R50 apresenta um acabamento superficial em granulado de ardósia, o qual confere um aspeto visual que se adapta às exigências arquitetónicas, tendo na cor branca a característica importante da reflectancia com impactos importantes nos índices de controlo de temperatura e eficiência energética dos edifícios.

Espaços como o Jumbo, o Continente, o E´Leclerc, o Freeport, o El Corte Inglés, o AKI e a Makro foram já intervencionados com este sistema, o qual permite, sem remoção do revestimento existente, uma verdadeira reabilitação robusta, sustentável e duradoura.

De realçar que se trata do único sistema de reabilitação em Portugal com Documento de Aplicação emitido pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

 

Novos DA’s de soluções Imperalum

Publicado em 08 de Novembro de 2016

DAs2016 Imagem Notícia

 

O maior conjunto de soluções de impermeabilização com aprovação LNEC

 

Com o lançamento em 2016 de cinco novos Documentos de Aplicação do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), referentes a diferentes soluções de impermeabilização para coberturas, zonas em contacto com o terreno e tabuleiros de pontes e viadutos, a Imperalum coloca ao dispor de Projetistas, Construtores, Aplicadores, Donos de Obra e demais agentes do mercado, o maior conjunto de soluções de impermeabilização fabricadas em Portugal com o selo de garantia LNEC.

Clique aqui para mais informações:

http://www.imperalum.com/qualidade-e-ambiente/documentos-da-aplicacao

IMPERALUM recebe do IAPMEI o estatuto de PME LÍDER em 2016

Publicado em 12 de Outubro de 2016

 

 

PME Lider

A Imperalum recebeu do IAPMEI o estatuto de PME LÍDER 2016, o qual se destina a distinguir empresas que se destacam pela qualidade do seu desempenho e perfil de risco, sendo também um reconhecimento público do sucesso da sua estratégia empresarial e sobretudo do seu contributo para a economia nacional.

UM DIA NA IMPERALUM

Publicado em 01 de Agosto de 2016

 

UM DIA NA IMPERALUM

L1020452

UM DIA NA IMPERALUM

 

A convite da Academia Imperalum e da Isotexsa, um grupo de quadros e técnicos de empresas de construção tiveram a ocasião de visitar a unidade industrial da Imperalum no passado dia 29 de Julho.
A importância da impermeabilização e dos isolamentos nas atividades da construção constituíram o tema central da visita, onde a Imperalum teve a oportunidade de apresentar o seu programa de reabilitação eficiente e sustentável – REABLITZ®.

 

Imperalum distinguida com prémio LcIP

Publicado em 07 de Julho de 2016

 

_Prémio LCiP Portugal 2016

A IMPERALUM foi distinguida com o prémio LcIP -Life Cycle in Pratice, na sequência da sua participação num projecto europeu gerido em Portugal pelo LNEG – Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia, destinado a apoiar PME`s na utilização de abordagens e ferramentas que permitam simultaneamente melhorar a eficiencia dos recursos utilizados e diminuir os impactes ambientais decorrentes dos vários processos ocorridos ao longo do ciclo de vida dos seus produtos e serviços.
A IMPERALUM integra nas suas práticas empresariais, desde há mais de 10 anos, politicas e programas de sustentabilidade consubstanciadas na certificação ISO 14001 e através da sua participação activa em diversos projectos e programas dos quais se destaca o projecto europeu promovido pela European Waterproofing Association – LCA (Life Cycle Assessment).
O prémio LcIP é o reconhecimento nacional e internacional do percurso de sustentabilidade estrategicamente definido pela empresa e que constituirá sem dúvida legado para gerações futuras.

 

Dia Nacional de prevenção e segurança no trabalho

BREVE HISTÓRIA DO DIA 28 DE ABRIL

Desde 1996 que o dia 28 de abril é comemorado em todo o Mundo Apresentação3como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
A data foi escolhida para coincidir com as Jornadas Nacionais de Luto do 28 de abril, na sequência de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, numa mina no estado norte-americano da Virgínia, o qual deu origem à morte de 78 mineiros.
Em Portugal, o dia 28 de abril foi instituído “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho” mediante Resolução da Assembleia da República n.º 44/2001.

 

STRESSE NO TRABALHO: UM DESAFIO COLETIVOApresentação2

Devido ao impacto significativo que os riscos psicossociais e o stresse relacionado com o trabalho têm na saúde das pessoas, organizações e economias nacionais, a OIT escolheu, para este ano, o tema “Stresse no trabalho: um desafio coletivo” como forma de assinalar este dia e sensibilizar as pessoas (organização e colaboradores) para a importância da prevenção nos locais de trabalho.
Mas afinal o que é o stresse?

O stresse no trabalho pode ser definido como um conjunto de reações emocionais, cognitivas, comportamentais e fisiológicas a aspetos adversos e prejudiciais do conteúdo, da organização e do ambiente do trabalho. É um estado caraterizado por elevados níveis de excitação e perturbação frequentemente acompanhado de sentimentos de incapacidade.
Quais são as causas do stresse no trabalho?

 

Consequências do stresse

Diapositivo1

Medidas de prevenção

• Em caso de problemas, fale com o seu superior;
• Contribua para identificar problemas, encontrar soluções e meios de implementá-las;
• Dê o seu contributo, verificando se as soluções são eficazes;
• Promova uma boa relação de trabalho com os colegas e superiores hierárquicos.

 

Panfleto Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

III JORNADAS DE ENGENHARIA CIVIL – ESTB

Publicado em 10 de Maio de 2016

 

III JORNADAS DE ENGENHARIA CIVIL
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTB/IPS) realizou as III Jornadas da Engenharia Civil, as quais tiveram lugar no dia 4 de maio de 2016 e contaram como tema central o “Projeto Arco Ribeirinho Sul”.
O “Projeto Arco Ribeirinho Sul” prevê a reconversão e requalificação de um vasto território que abrange os terrenos onde se localizam atualmente a Quimiparque (Barreiro), a Siderurgia Nacional (Seixal) e a Margueira (Almada).
Este projeto, de elevada relevância nacional, desenvolve-se em simultâneo com a concretização de grandes investimentos públicos para a região, destacando-se a instalação do terminal de contentores do Barreiro e a deslocação de tráfego aéreo da Portela para a base aérea do Montijo.
As operações de reconversão destes territórios poderão constituir uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento dos concelhos envolvidos contribuindo significativamente para o reforço da “grande metrópole de duas margens” centrada no Tejo, bem patente no projeto da “Cidade da Água” em Almada, por exemplo.
A Imperalum foi empresa patrocinadora deste evento, no âmbito da colaboração científica e pedagógica que mantemos com este importante estabelecimento de ensino das Engenharias do distrito de Setúbal.

V JORNADAS DE CIVIL – IST

Publicado em 11 de Março de 2016

Decorreram de 7 a 10 de Março no Instituto Superior Técnico as V Jornadas de Civil, promovidas pelo Fórum Civil.
O programa, direcionado para os futuros engenheiros civis, integrou conferencias temáticas e permitiu uma verdadeira interação com as empresas que se associaram a este evento.
A Imperalum esteve presente com um espaço onde expos a sua oferta no âmbito das impermeabilizações e isolamentos térmicos e acústicos.

 

Imagem2

BARBOSA & GUIMARÃES ARQUITECTOS

Publicado em 11 de Março de 2016

 

Barbosa & Guimarães 01

José Barbosa e Pedro Guimarães são arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura do Porto em 1993 , com escritório estabelecido em Matosinhos desde 1994.

A Imperalum congratula-se da sua participação nos variados projetos onde colaborou ativamente com esta equipa de arquitetos, no âmbito das impermeabilizações e isolamentos, dos quais destacamos o emblemático Edifício Vodafone no Porto.

Com a publicação da obra works7 projects7 a Imperalum quis associar-se a este excelente trabalho editorial que enriquece sobretudo o panorama da arquitetura em Portugal.

 

Barbosa & Guimarães 02

REVITALIZAÇÃO DA COMISSÃO TÉCNICA – CT 96

Publicado em 19 de Fevereiro de 2016

 

Imagem3

Imagem4

A Normalização desempenha um papel importante no âmbito da prestação de serviços e da abertura de mercados e na manutenção do mercado único Europeu. Para além disso, as normas acrescentam valor aos negócios, à economia e à sociedade em geral assegurando a diferenciação dos produtos e serviços no mercado.

Compete ao IPQ enquanto Organismo Nacional de Normalização, em conjunto com outras entidades nacionais, promover o desenvolvimento do sistema de normalização e incentivar e facilitar o acesso das Empresas às Normas e aos seus processos de elaboração.

O sector dos revestimentos betuminosos de impermeabilização é sem dúvida essencial para a garantia da qualidade na construção, tendo o Organismo de Normalização Setorial ONS/IMPERALUM sido constituído no inicio da década de 90 para acompanhar a atividade normativa europeia no setor das impermeabilizações, assumindo desde logo a coordenação da CT 96 a qual, integrando as entidades representativas deste setor, zelou pela divulgação nacional do trabalho normativo e da sua aplicação prática, nomeadamente no que se refere à marcação CE dos produtos da construção, através de eventos direcionados para esta temática.

Passados  25 anos sobre o início dos trabalhos normativos europeus, novos desafios se abrem a este setor das impermeabilizações, nomeadamente no que respeita ao enriquecimento normativo nacional através da abordagem à construção de códigos de boas práticas de projeto e de aplicação de sistema de impermeabilização betuminosos, alargando esta discussão a todos os intervenientes interessados.

Nesse sentido ir-se-á realizar nas instalações do IPQ no Monte de Caparica no próximo dia 3 de Março, uma primeira reunião, cuja ordem de trabalhos anexamos.

Daremos conta brevemente e neste espaço, das conclusões da mesma.

Ofício – CT 96

 

CENTRO DE ARTES E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO EDP

Publicado em 19 de Fevereiro de 2016

 

CENTRO DE ARTES E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO EDP
CENTRO DE ARTES E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO EDP

O Centro de Arte e Tecnologia da Fundação EDP será um novo espaço cultural ao nível das grandes cidades europeias com uma programação contemporânea e internacional.
O novo edifício, assinado pela arquiteta britânica Amanda Levete aposta numa arquitetura orgânica que estabelece uma relação fluída e natural entre a cidade de Lisboa e o rio Tejo.
O novo Centro de Artes vai contar com salas para exposições, serviço educativo, reservas de arte, auditório, restaurante e espaços para residências artísticas.
Os produtos da Imperalum foram os selecionados para integrarem os sistemas de impermeabilização desta emblemática obra, estando a sua execução a cargo da empresa Eurofénix.

 

 

DECLARAÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTO

Publicado em 15 de Fevereiro de 2016

 

Imagem2

O EWA – European Waterprofing Association – da qual a Imperalum é associada e membro da Administração, constitui-se como a voz autorizada no setor da indústria europeia da impermeabilização.

As questões ambientais e de sustentabilidade revestem-se de grande importância para o setor da construção. Um correto entendimento das preocupações ambientais – aquecimento global, reciclagem e análise do ciclo de vida – são essenciais para manter a reputação de uma indústria responsável.

O EWA representa fabricantes que estão comprometidos em assegurar a sustentabilidade do seu negócio, o que significa integrar práticas de facto sustentáveis em termos ambientais, económicos e sociais na sua atividade e garantir que essas práticas são consistentes e que perduram no tempo.

Assim o EWA decidiu desenvolver esta Declaração Ambiental de Produto – (EPD), para distintos sistemas de impermeabilização, enquanto ferramenta muito importante de suporte aos fabricantes nas suas atividades de comunicação com o mercado, proporcionando a projetistas, instaladores, empresas de construção e comunidade de utilizadores em geral informação com base científica e global.

A Imperalum colaborou ativamente na elaboração deste documento, em conjunto com as suas congéneres europeias e congratula-se de pertencer a um cluster internacional tão importante para a economia europeia e em particular para o setor da construção.

Este documento, já publicado, pode ser consultado no seguinte link.

http://environdec.com/en/Detail/epd414

 

APP somos Nós

Publicado em 02 de Novembro de 2015

 

 APP-Noticia 02-11-2015 APP Avance Noticia 02-11-2015 APP Ultra -Noticia 02-11-2015

Sob o lema APP Somos Nós, a Imperalum apresentou no passado dia 27 de Outubro as suas novas gamas de betumes modificados APP Avance®, APP New® e APP Ultra®.

A Companhia das Lezírias foi o local escolhido para  esta apresentação que contou com a presença dos instaladores e distribuidores da Imperalum.

Foto 2   Foto 3   Foto 6

Foto 5   Foto 1   Foto 7

 

Do programa que anexamos, destacamos o enfoque dado à tecnologia de modificação APP, da qual a Imperalum foi pioneira na Peninsula Ibérica e fundamentalmente à durabilidade que as membranas betuminosas fabricadas com esta tecnologia apresentam e que são fundamentais no bom desempenho, robustez e longevidade dos sistemas de impermeabilização.

Encontro Imperalum 27-10-2015

“ Na Imperalum move-nos a paixão pela fabricação de excelentes produtos de impermeabilização e agora queremos levar mais longe esta nossa paixão e afirmar APP SOMOS NÓS” declarou Jorge Ramos, Director Geral Comercial da empresa no final da sessão, numa clara alusão ao facto de a Imperalum ter sido pioneira na modificação de betumes asfálticos em Portugal com a introdução da tecnologia APP – atatic polypropilene – a qual está presente em materiais como o Polyplas® , Polyster® e Polyxis®, marcas comerciais de membranas de impermeabilização que fazem já parte do léxico dos materiais de construção em Portugal e pelas melhores razões.

A Imperalum vai lançar novas gamas de membranas APP.

Publicado em 16 de Outubro de 2015

A Imperalum vai lançar novas gamas de membranas APP.
É já no final de Outubro.
Esteja atento!
APP SOMOS NÓS

APP somos nós

 

BIM – BUILDING INFORMATION MODELLING

Publicado em 09 de Outubro de 2015

 

A integração das diferentes especialidades inerentes a um projecto de um edifício constitui um processo complexo de coordenação, quando apoiado no registo e interpretação de desenhos.

A tecnologia Building Information Modelling  – BIM – tem vindo a ser implementada na indústria da Arquitectura, Engenharia e Construção, contribuindo para o processo de digitalização do processo construtivo numa perspectiva integrada de sustentabilidade.

Países como Singapura e Reino Unido já integram esta tecnologia como prática obrigatória nas suas plataformas técnicas.

Perante esta realidade, constitui-se este ano de 2015 em Portugal, no âmbito do processo de normalização Europeia, a Comissão Técnica BIM (CT BIM) no sentido de se iniciarem os trabalhos conducentes à publicação de uma Norma Europeia.

A Imperalum integra esta Comissão Técnica através da Arqtª Kátia Romão – responsável pelo nosso Departamento Técnico.

 

BIM

 

 

Cooperação com o FUNDEC

Publicado em 09 de Outubro de 2015

 

A Imperalum é frequentemente convidada pelo FUNDEC – Associação para a Formação e Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura, para integrar os programas dos seus cursos.
Dada a importância da temática das impermeabilizações, o FUNDEC promoveu este ano o curso de Revestimentos de Fachadas e Coberturas de Edifícios, cujos coordenadores foram os Professores do Instituto Superior Técnico, Inês Flores-Colen e José Dias Silvestre tendo tido como destinatários arquitectos e engenheiros, quadros , gestores e outros profissionais envolvidos no projecto, execução e reabilitação de edifícios.

Saiba mais no programa

 

ProgramaDetalhado.Revestimentos.Fachadas.Coberturas.Edificios_FEV2015

 

Logo Fundec

 

 

LCiP

Publicado em 09 de Outubro de 2015

A Imperalum integra nas suas práticas empresariais, políticas e programas de sustentabilidade ambiental de que são provas o facto de ter obtido há mais de dez anos a certificação ISO 14001, assim como a sua participação num vasto programa europeu de LCA- Life Cycle Assessment – promovido pela European Waterproofing Association.

Ambicionando o aprofundamento da temática da sustentabilidade, em Setembro deste ano, a Imperalum assinou com o LNEG um protocolo de participação num projecto Europeu , o LCiP – Lyfe Cycle in Pratice, o qual se destina a apoiar PME`s em sectores predefinidos, utilizando abordagens e ferramentas de ciclo de vida com o objectivo de melhorar a eficiência dos recursos e reduzir as emissões e resíduos que ocorrem ao longo da vida dos seus produtos e serviços.

Mais informação em :

http://www.lneg.pt/iedt/projectos/501/

 

logo-LCIP

 

 

IFOAM – O XPS da Imperalum

Publicado em 6 de Outubro de 2015

Em 2013 a Imperalum lançou no mercado em Portugal a sua gama de isolamento térmico em poliestireno extrudido, com a marca IFOAM.
Dois anos decorridos, esta é uma marca que não parou de crescer, estando presente nas principais cadeias de distribuição de materiais de construção em Portugal.
Trata-se de uma gama completa que oferece ao mercado um isolamento térmico de elevadas prestações, em variadas dimensões e espessuras adaptadas às necessidades do mercado da construção nacional.
Consulte-nos! Temos a solução térmica para o seu projecto e para a sua obra!

Ifoam

 

Protocolo com a Ordem dos Arquitetos

Publicado em 6 de Outubro de 2015

 

A Imperalum e a Ordem dos Arquitectos assinaram um protocolo de cooperação nas áreas da impermeabilização e isolamentos térmicos , com especial enfoque na reabilitação.
No âmbito deste protocolo foram já realizadas duas conferências – em Lisboa e Porto – estando desde já previstas mais iniciativas conjuntas.

Protocolo OA 2

Coberturas do Complexo Industrial Sumol-Compal em Almerim

Publicado em 6 de Outubro de 2015

 

A Sumol – Compal concluiu recentemente a reabilitação do sistema de impermeabilização das coberturas da sua unidade de Almeirim.
O sistema selecionado pelo departamento técnico desta empresa recaiu sobre a membrana betuminosa de betume modificado APP – Polyxis R50 T Deck Branco – a qual foi aplicada sem necessidade de remover o sistema de impermeabilização em fim de vida.
Desta forma foi possivel executar a reabilitação sem qualquer tipo de interferencia na exigente actividade industrial desta empresa da area agro alimentar.

Sumol-Compal

 

Coberturas do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian

Publicado em 6 de Outubro de 2015

 

A Fundação Calouste Gulbenkian concluiu a reabilitação dos sistemas de impermeabilização das coberturas do emblemático edifício do Museu Calouste Gulbenkian.

Foi intenção manter a mesma leitura de cor e desta forma não alterar o aspecto visual desta cobertura plana.

Assim foi seleccionado o sistema de impermeabilização da Imperalum constituído pelas membranas de betume modificado APP, Polyplas 30 e Polyxis R40, esta ultima de cor vermelha.

O sistema em causa conta com o Documento de Aplicação DA 30 emitido pelo LNEC e caracteriza-se pela sua elevada resistência e durabilidade.

FCG 1

FCG 2

 

Edificio NOS em Lisboa

Publicado em 6 de Outubro de 2015

O edifico NOS em Lisboa, já um ícone da arquitectura portuguesa, foi executado recorrendo às mais avançadas tecnologias da engenharia e construção.

Os sistemas de impermeabilização constituídos por membranas betuminosas de betume modificado APP fabricados pela Imperalum, foram os seleccionados para responder às exigências técnicas desta singular obra.

As membranas Polyplas 30, Polyster 40 e Polyxis R40 fazem parte dos sistemas executados, os quais integram os DA – Documentos de Aplicação – emitidos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

NOS

 

Coberturas da Autoeuropa

Publicado em 6 de Outubro de 2015

 

A Autoeuropa tem em curso avultados investimentos no sentido de acomodar a construção de um seu novo modelo automóvel.

Nesse sentido iniciaram-se recentemente obras de ampliação, cujas coberturas em sistema deck, contarão com um sistema de impermeabilização especialmente concebido pela Imperalum tendo em conta o elevado nível de exigência deste tipo de estruturas.

O sistema de impermeabilização é constituído por uma membrana Polyster 40 fixada mecanicamente e uma membrana Polyxis R 50 T Deck totalmente aderida à primeira, com a particularidade de apresentar uma cor branca , com elevado índice de reflectancia.

A questão da cor da membrana betuminosa da Imperalum fica bem patente quando comparamos as imagens que publicamos.

Autoeuropa 1

Autoeuropa 2

 

Reabilitação de Coberturas em Fibrocimento

Publicado em 6 de Outubro de 2015

A Imperalum acaba de lançar o sistema de reabilitação de coberturas de fibrocimento sem perfuração das placas existentes e sem libertação de pó, com armadura de reforço Paraplac.

Trata-se de um sistema que permite encapsular as placas de fibrocimento sem interagir com as mesmas e ao mesmo tempo reabilitar as coberturas com a introdução de um sistema de isolamento térmico em placas rígidas de poliisocianurato e de um sistema de impermeabilização constituído pelas membranas Polyplas 30 e Polyxis R40.

Saiba mais nos artigos em PDF

Artigo Reabiitação Fibrocimento

Sistema de Reabilitação de Fibrocimento

 

Paraplac

 

Eleição para a Administração do EWA

Publicado em 6 de Outubro de 2015

 

O EWA – European Waterproofing Association – é a organização que congrega a indústria europeia do sector de fabricação de membranas betuminosas de impermeabilização, representando cerca de 30 empresas e grupos empresariais, responsáveis pela fabricação de mais de 200 milhões de metros quadrados de membranas betuminosas e empregando cerca de 40 000 trabalhadores.

A Imperalum, membro desde 1995, faz parte do Comité Directivo desde 2008, e foi eleita em Março de 2015, para fazer parte do Conselho de Administração para o biénio 2015/2016, o qual integra para além da IMPERALUM, a empresa ICOPAL e a empresa BAUDER.

Esta eleição, de significado muito importante para a nossa empresa, revela-se também importante para o mercado português, porquanto se trata de um reconhecimento das boas práticas empresariais e industriais da Imperalum, enquanto membro de pleno direito desta importante organização.

www.ewa-europe.com

EWA

 

Certificação APCER extensivel às mercadorias

A Imperalum alargou o âmbito da certificação APCER do Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente – ISO 9001 e 14001 – à comercialização das mercadorias, estando a partir de agora todas as actividades da Sede e Fábrica abrangidas pelo SGQA.LOGO APCER

 

 

Publicado em: 6 de Outubro de 2015