Publicado em 10 de Maio de 2016

 

III JORNADAS DE ENGENHARIA CIVIL
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTB/IPS) realizou as III Jornadas da Engenharia Civil, as quais tiveram lugar no dia 4 de maio de 2016 e contaram como tema central o “Projeto Arco Ribeirinho Sul”.
O “Projeto Arco Ribeirinho Sul” prevê a reconversão e requalificação de um vasto território que abrange os terrenos onde se localizam atualmente a Quimiparque (Barreiro), a Siderurgia Nacional (Seixal) e a Margueira (Almada).
Este projeto, de elevada relevância nacional, desenvolve-se em simultâneo com a concretização de grandes investimentos públicos para a região, destacando-se a instalação do terminal de contentores do Barreiro e a deslocação de tráfego aéreo da Portela para a base aérea do Montijo.
As operações de reconversão destes territórios poderão constituir uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento dos concelhos envolvidos contribuindo significativamente para o reforço da “grande metrópole de duas margens” centrada no Tejo, bem patente no projeto da “Cidade da Água” em Almada, por exemplo.
A Imperalum foi empresa patrocinadora deste evento, no âmbito da colaboração científica e pedagógica que mantemos com este importante estabelecimento de ensino das Engenharias do distrito de Setúbal.