As obras hidráulicas e em particular as obras de hidráulica agrícola têm merecido da Imperalum uma atenção especial traduzida no facto de ter esta empresa realizado trabalho de investigação laboratorial com o intuito de procurar materiais e sistemas adequados e prontos a responder às solicitações deste mercado.
É pois objectivo contribuir com soluções técnicas conducentes à reabilitação de canais de rega.
Nesse sentido e depois de alguma experiência prática obtida relativamente à aplicação de membranas betuminosas em canais de rega, a Imperalum sentiu a necessidade de e em estreita colaboração com as entidades envolvidas nestes projectos, desenvolver sistemas de protecção e reabilitação de canais de rega, os quais pretendemos que respondam eficazmente do ponto de vista técnico económico às solicitações deste tipo de trabalhos.
A problemática da reabilitação dos canais de rega em betão e os métodos e técnicas de execução dessa reabilitação deverão obedecer em nossa opinião a um diagnóstico exaustivo do estado do canal.
Este diagnóstico torna-se deveras fundamental porquanto na grande maioria dos casos de canais de rega em Portugal é difícil se não impossível obter cálculos, medições e desenhos de pormenor dos Projectos de Execução, dado estarmos em presença de estruturas com idades de funcionamento da ordem dos 40 anos.
Este diagnóstico passa fundamentalmente por uma análise ao canal em toda a sua extensão, previligiando as seguintes vertentes
1) Estado do canal, em termos estruturais, nomeadamente o estado das espaldas e rasto.
2) Levantamento das características de implantação do canal – Troços em aterro, escavação e meia encosta.
3) Levantamento dos aquedutos existentes – intersecção de linhas de água com traçado do canal.
4) Levantamento das zonas sujeitas a sub pressões.

Este diagnóstico terá como resultante o tipo/tipos de reabilitação a efectuar nomeadamente
– Reposição integral/ parcial da estrutura do canal.
– Sistemas de drenagem a efectuar, exteriores ou interiores ao canal, incluindo a activação ou construção de novos aquedutos.
– Definição do tipo de impermeabilização, como elemento que terá de garantir estanquidade ao canal de rega, assegurar uma maior velocidade de escoamento e minimizar acções de manutenção e limpeza.

Reabilitação de canais de Rega_1     Reabilitação de canais de Rega_2     Reabilitação de canais de Rega_3